28.3.11

Os Pandas não Hibernam, Saiba Porquê

Retirado do Site Como Tudo Funciona

por Jane McGrath - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Os ursos são famosos por seus hábitos de hibernação. Como a maioria de nós aprendeu desde cedo na escola, os ursos, assim como várias outras espécies de animais, passam um longo tempo “dormindo” para escapar do frio nos meses de inverno. E nós não os podemos culpar. Afinal de contas, o inverno não é nada divertido quando não há comida e a temperatura está desagradável.

Muitos de nós, seres humanos, que adoram o sol, certamente prefeririam dormir quando está frio, nevando ou chovendo muito, e só acordar quando abrisse aquele sol. Mas o panda gigante, também chamado de urso panda, se abstém desse antigo e protector ritual.
Se você já leu o nosso artigo sobre Como funciona a hibernação, sabe que esse processo pode tomar várias formas. Mas os pandas não tomam parte em nenhum tipo de processo de hibernação. Não é que eles não gostem de dormir – longe disso. Os pandas gigantes chegam a dormir entre oito e 12 horas por dia. E também não é porque o corpo deles agüenta o frio – eles têm uma camada de gordura muito fina para que consigam se manter aquecidos no inverno.

Mas, ao contrário, quando o tempo fica difícil, os pandas vão em frente. No lugar de escavar e encostar ao primeiro sinal de que a temperatura vai cair, os pandas gigantes simplesmente encontram um lugar mais confortável para relaxar e comem bambus.

Viver perto de montanhas é bastante conveniente aos pandas gigantes já que eles conseguem se abrigar em temperaturas mais confortáveis. No verão, os pandas gigantes gostam de se resfriar e buscam as altitudes mais elevadas. Embora normalmente vivam a cerca de 2.700 m acima do nível do mar, durante o verão quente eles procuram os locais com cerca de 115.00 m de altitude. E quando o tempo esfria eles descem a montanha e procuram por altitudes próximas a 1.200 m, se necessário.

No entanto, não é só isso que faz com que o urso panda não precise hibernar no inverno. Sua dieta também exclui a possibilidade de hibernação. Entenda o porquê.

Nenhum comentário: