28.3.00

A Alimentação do Panda


Os pandas gigantes, de certa forma, são anomalias da evolução. Especialistas concluíram que eles são descendentes de carnívoros. É possível constatar isso até mesmo olhando a constituição biológica de um panda actual. Em outras palavras, seu trato digestivo é feito para processar a carne no lugar de bambus.

Isso é surpreendente uma vez que a primeira coisa que vêm à mente das pessoas quando pensam na alimentação de um urso panda é o bambu. Na verdade, cerca de 99% de sua dieta é composta por bambu. Mas se eles têm sistemas digestivos carnívoros, você passaria em frente a um panda no meio de um mato selvagem? A resposta é – não.
Os pandas gigantes podem, ocasionalmente, comer carne quando oferecem a eles, mas não são necessariamente predadores. Talvez os pandas tenham passado a comer bambu porque está disponível o ano todo. Seja qual for a razão, depois de anos comendo, eles cresceram gostando de bambus, tanto que preferem esta planta a qualquer outro tipo de carne ou comida.

E esta é uma preferência infeliz por várias razões. Em função dos pandas terem um trato digestivo pequeno e falta de determinadas bactérias e protozoários especiais que os herbívoros possuem para digerir a celulose, eles retiram muito poucos nutrientes do bambu. Cerca de 60 a 90% da energia dos carnívoros é obtida através das refeições, enquanto que os pandas obtém apenas 20% dos bambus.

Para acumular energia suficiente para um dia inteiro, os pandas precisam comer quantidades enormes de bambus – cerca de 18 kg por dia. Desta maneira, é fácil observar que o dia de um panda é bastante extenuante – e ele passa praticamente o tempo todo (de 12 a 16 horas) comendo. Adicione a isso cerca de 8 a 12 horas de sono para poupar energia e você tem um animal que come para ter energia suficiente para comer.

O que o nome tem a ver?

Os pandas estão mais ligados aos bambus do que podemos imaginar. “Panda” é uma palavra derivada do Nepal que quer dizer “comedor de bambu”. Já os chineses chamam esse urso de “Xiongmao” ou “Urso Gato Gigante”.

Nenhum comentário: