15.2.07

O Professor Pardal

Não sei porquê, hoje tenho-me lembrado muito dos livrinhos de banda desenhada e em particular do "Patinhas".

Nos livros do "Patinhas" há uma figura muito castiça e muito querida que é o professor "Pardal".Como eu adorava aquelas suas loucas e avançadas ihvenções.Eram tão avançadas que nunca serviam para nada.

Em contra partida e sem ser em livros de ficção, temos na vida real grandes cabeças que se convencem de terem descoberto a pólvora sem fumo, as minas de pão ralado as plantações de rabos de bacalhau e inventado a água quente etc.etc.

E por falar em banda desenhada, lembrei-me de uma passagem ocorrida em 1954/55.

Teve o meu pai naquela altura licença graciosa e eu resolvi trazer na minha bagagem uma colecção fantástica de livros daquele tipo, quer da Disney, do Super Homem "caboiadas"e outras que tais, com a intenção de depois os oferecer a um ou mais amigos.Á chegada a Lisboa, na Alfandega ao inspeccionarem a bagagem, um funcionário disse ao meu pai que os livros ficavam apreendidos. Perguntando qual o motivo,foi-lhe dito que era material proibido de vender em Portugal. Mas eu comprei isto em Angola e que eu saiba é Portugal,disse-lhe o meu pai.Nada conseguiu, nem mesmo depois de falar com um chefão.

Fiquei sem os meus livrinhos todos e tenho a certeza de que quem os ganhou foram os filhos do filho da p..a do funcionário da alfandega..

Pensam que era só a CocaCola que era proibida?Realmente era verdade, pois que aqueles livros iam directamente do Brasil para Angola e cá em Portugal não havia nada para ninguém.

Parece mentira não é?

Nenhum comentário: