19.8.08

O Meu Regresso á Vida Civil


Em 1 de Setembro de 1969 passei á disponibilidade e regressei ao Lobito e á minha vida civil depois de andar práticamente 4 anos de farda ás costas. De regresso tambem á Socorel mas apenas por alguns mêses devido a ter recebido uma oferta para ir trabalhar para a Auto Central (Toyota)a ganhar o dobro do ordenado. Em 1970 casei-me e no ano seguinte sou pai. Tudo corre normalmente até 1973 altura em que vou trabalhar para a Auto Obelisco, ficando no stand de vendas de viaturas novas (Peugeot) e usadas que ficava no prédio dos Cabrais. Chega o 25 de Abril de 1974 e mudo de casa, da Caponte para o Bairro da Luz. Tanto eu como a minha mulher não temos qualquer ideia em vir para Portugal, até que num determinado dia de Junho de 75 tive de ir á pressa ao bairro devido a um tiroteio intenso que se estava a desenrolar. Fui dar com a minha mulher e o meu filho debaixo da cama, a chorarem e tremendo de mêdo. A pedido deles no outro dia fui tratar de passagens para os dois conseguindo-as graças a um amigo de uma agência de viagens. Acompanhei-os até Luanda no friendsheep e depois de terem embarcado em voo Tap para Lisboa fiquei mais uns dias na capital antes de regressar ao Lobito. Passados uns dias dão-se os confrontos entre os 3 movimentos, ficando a cidade dividida em três partes. Nesta altura já tinha entregue a casa do Bairro da Luz ao senhorio e vivia numa casa antiga que ficava na travessa onde é a igreja Sagrado Coração de Jesus e já na esquina para a 1º de Dezembro (rua do porto). Este confronto durou cerca de 15 dias e depois a vida na cidade regressou mais ou menos á normalidade. Eu digo mais ou menos, porque a partir daqui começaram a faltar alguns bens necessários ao nosso dia a dia. Mas dava para se ir vivendo.
Como eu tinha dito ao meu amigo da agência de viagens, que quando ele se viesse embora eu tambem vinha, em fins de Outubro de 75 assim aconteceu. Foi num sábado depois de almoço, nunca mais me esqueço de tal dia...

Nenhum comentário: